Julia Saldanha
É artista, pesquisadora e professora, interessada em práticas de pensamento crítico e coletivo. Se interessa pela palavra e seus desdobramentos. Em sua prática artística, desenvolve uma diversidade de gestos e ações, como foto-performances, textos, objetos, instalações, bordado e desenho, se interessa pela criação de dispositivos que abrem campos relacionais e de encontros: antes, durante e depois da produção artística. Trabalhando sozinha ou em parcerias (com pessoas, elementos da natureza, paisagens e acasos) sua prática artística, busca relacionar, tensionar e ampliar alguns assuntos que lhe atravessam no dia a dia como o trabalho e o fazer artístico, política, ética e criação de subjetividades.
Formada em arquitetura pela Escola da Cidade, atualmente faz mestrado em estudos contemporâneos das artes na Universidade Federal Fluminense (UFF).
Desde 2017, é artista-professora do curso Livrinho de artista no Parquinho Lage (Escola de Artes Visuais do Parque Lage, RJ) e propõe oficinas em outros espaços. É integrante do coletivo Ateliê Desenhação (SP_RJ) e o G>E grupo maior que eu (SP).
Participou de diversas exposições coletivas em São e no Rio de janeiro em museus, instituições e espaços independentes de arte, entre elas: Vivemos para isso (galeria Vermelho e ateliê 397), O real arde (Centro cultural da Justiça federal), Idolatrada Salve! Salve! (fábrica Bhering), Território vento (MAC niterói) e La bienal en resistencia (Guatemala)